Ocorreu um erro neste gadget

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Curiosidades - Bíblia



CURIOSIDADES:
O que é Bíblia?
A palavra Bíblia vem da língua grega e quer dizer: “coleção de livros”, biblioteca. A Bíblia Sagrada é a coleção de 73 livros inspirados por Deus.
Quem escreveu a Bíblia?
Muita gente deu a sua contribuição: gente de todas as classes, mas todos convertidos e unidos na mesma preocupação de construir um povo irmão, onde reinassem a fé e a justiça. Deus fez de cada uma dessas pessoas, seu instrumento para se transmitir sua Verdade. Essas pessoas chamam-se autores sagrados ou hagiógrafos.
Onde e quando foi escrita?
Na Palestina, também na Babilônia e imediações. O Novo Testamento foi escrito na Síria, Ásia Menor, Grécia e Itália. A Bíblia não foi escrita de uma só vez. Levou tempo, mais de mil anos. Começou em torno do ano 1250 a.C. e o ponto final só foi colocado em torno de 100 anos após o nascimento de Cristo.
Em que Língua foi escrita?
A Bíblia não foi escrita numa única língua, mas em três línguas diferentes: hebraico, aramaico e grego. A maior parte do Antigo Testamento foi escrita em hebraico, só uma parte bem pequena foi escrita em aramaico e grego. Todo o Novo Testamento foi escrito em grego. Isto porque, no tempo de Jesus, o povo da Palestina falava o aramaico em casa, usava o hebraico na leitura da Bíblia, e o grego no comércio e na política. Quando os apóstolos saíram da Palestina para pregar o Evangelho aos outros povos, eles adotaram uma tradução grega do Antigo Testamento, feita no Egito no século III antes de Cristo para os judeus imigrantes que já não entendiam mais o hebraico nem o aramaico. Esta tradução grega é chamada "Septuagina" ou "Setenta". Na época em que ela foi feita, a lista (canon) dos livros sagrados ainda não estava concluída. E assim aconteceu que a lista dos livros desta tradução grega ficou mais comprida do que a lista da Bíblia hebraica.
Diferença entre a Bíblia protestante e católica: É desta diferença entre a Bíblia hebraica da Palestina e a Bíblia grega do Egito, que veio a diferença entre a Bíblia dos protestantes e dos católicos. Os protestantes preferiram a lista mais curta e mais antiga da Bíblia hebraica, e os católicos, seguindo o exemplo dos apóstolos, ficaram com a lista mais comprida da tradução grega dos Setenta. Há sete livros a mais na Bíblia dos católicos: Tobias, Judite, Baruc, Eclesiástico, Sabedoria, os dois livros dos Macabeus, além de algumas partes de Daniel e de Ester. São chamados "deuterocanônicos", isto é, são da segunda (deutero) lista(canon).
Material usado: pergaminho: pele de carneiro, ovelha ou cordeiro, preparada com alume. Papiro: planta cujo caule, formado de películas, depois de preparo servia de papel.
De que trata a Bíblia: Fala da caminhada do povo de Israel junto com Deus. Dentro dessa História o tema central é a pessoa de Jesus Cristo. Trata do Amor e da Salvação do povo.
Divisão da Bíblia: A principal divisão é: Antigo Testamento e Novo Testamento. Chamam-se Testamento porque Deus fez um trato ou aliança com os homens para liberta-los. Essa aliança foi cumprida definitivamente em Jesus Cristo (Nova Aliança). Cada livro bíblico divide-se em capítulos e versículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário